Eleições 2022 na BA: confira o guia do eleitor com tudo que você precisa saber para o dia do 2º turno
No domingo (30), 11,2 milhões de eleitores da Bahia que estão aptos a votar nas eleições devem voltar às urnas para escolher o governador e o presidente da República para os próximos quatro anos.
As mulheres representam mais da metade do eleitorado do estado: 5.927.765 (52%) e 5.363.087 homens, 48%. Somente em Salvador, 5° maior colégio eleitoral do Brasil, mais de 1,9 milhão de eleitores poderão ir às urnas.
No primeiro turno, 8,874.509 milhões de baianos compareceram em suas sessões para votar. O índice de abstenção foi de 21,35%, com isso 2,408.564 deixaram de votar.
Entenda todas as regras sobre a votação do segundo turno das eleições 2022. Abaixo, uma lista de informações e orientações sobre regras nas zonas eleitorais, dicas, como usar o título eletrônico, o que pode ou não levar, entre outros.
Horário de votação
- Todas as seções eleitorais da Bahia funcionarão das 8h às 17h, seguindo horário da capital federal.
Documentos
É obrigatório apresentar documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Não é preciso levar o título, mas é preciso saber qual é a zona e a seção eleitoral.
Eleitor que não votou no 1º turno pode votar no 2º
Eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, ocorrido neste domingo (2 de outubro), podem e devem votar no segundo turno, em 30 de outubro, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. No primeiro turno, 2,408.564 deixaram de votar no estado.
Como baixar o e-Título
Como usar o e-Título
- Aplicativo pode substituir documento impresso com foto para quem cadastrou a biometria junto ao TSE.
Pode levar o celular?
- É permitido entrar na cabine com a ‘cola eleitoral’, papel onde os números dos candidatos devem estar anotados. Equipamentos eletrônicos, no entanto, estão proibidos na hora de votar. Por conta disso, o celular deve ser deixado com o mesário. Se o eleitor se recusar a entregar o aparelho, ele não poderá votar. Caso insista em votar com o celular, o mesário ou presidente da seção pode acionar a Polícia Militar.
Posso votar de bermuda e chinelo?
Transporte de armas e munições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, proibir o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) na véspera, no dia das eleições e nas 24 horas do dia seguinte ao pleito.
Segundo a proposta aprovada pela Corte, fica proibido no período o transporte de armas e munições em todo território nacional por parte dos CACs, sob pena de prisão em flagrante, por porte ilegal de arma, em caso de descumprimento.