Lucas Freitas fala sobre sua atuação no futebol feminino profissional do Brasil
No dia 22 de Abril de 2022, Lucas Freitas entra em contato com o Presidente do Ipatinga Futebol Clube (Que havia anunciado recentemente que estava prestes a encerrar as atividades do clube), Nicanor Pires de Ataíde, e demonstra interesse de constituir.
A SAF do clube, através da empresa em que representava. Recebendo uma posição positiva do clube o jogador é chamado a Ipatinga para dar início, a sua jornada dentro do clube, a elite do futebol mineiro, após mais de uma década, caminham para a série A do tão prestigiado campeonato mineiro para o ano 2023.
Durante o campeonato, o Ipatinga optou por não permanecer com o promissor time feminino de futebol, após a ex-treinadora apresentar um projeto de alto custo sem prazo para análise da empresa que recém chegava à administração do clube.
Com o encerramento do campeonato masculino e após um brilhante trabalho de Lucas, o mesmo rodou o Brasil buscando conhecer, entender e apoiar o futebol feminino profissional Brasileiro.
Lucas esteve presente ativamente em clubes do campeonato gaúcho, campeonato mineiro e campeonato carioca.
Ao ser procurado pela nossa equipe, Lucas disse:
“Foi um prazer conhecer de perto a estrutura de clubes que disputavam campeonatos femininos de futebol. Deveríamos abrir os nossos olhos para essas garotas, que são batalhadoras e correm diariamente atrás de um grande sonho no futebol. Vi muitos clubes sem apoio financeiro e até mesmo sem uma estrutura básica, lutando para dar o melhor para as atletas, para que tenham condição de disputar os campeonatos. Pude ajudar com o que me foi capaz, com um pouco de estrutura, materiais e passando um pouco da minha experiência. Espero que o futebol feminino seja cada vez mais valorizado pelo mundo, pois as atletas merecem, é um futebol bonito de ver e não deveria ter um valor diferente do futebol masculino”
Segundo o Presidente do clube, Nicanor Pires, que também falou um pouco da campanha do Ipatinga em 2022:
“O Ipatinga passou por um período muito difícil nos últimos anos, vindo a quase encerrar as atividades. Com a chegada da empresa que está constituindo a SAF do Ipatinga, conseguimos disputar o campeonato esse ano. O Lucas esteve conosco desde o primeiro dia, se mudou para Ipatinga durante o campeonato e sem dúvida foi uma das peças importantes que tivemos para conquistar o acesso. Fico feliz em ter trabalhado ao lado dele e ter passado um pouco da minha experiência, foi importante e com certeza o Lucas entrou para a história do clube junto com nosso elenco”.